Método de Estudo: Qual é o melhor? – Parte I

Muito se discute a respeito do melhor método de estudo. Nos propomos aqui a compartilhar uma pesquisa muito interessante com dados a respeito do assunto.

Fonte: https://goo.gl/hohhRs
Autor: Utkarsh Vajpai, Chemical engineering from Harcourt butler technological institute

Essa é a minha pesquisa sobre “como estudar” desenvolvida por dois anos. Inicialmente busquei distinguir características entre 8000 estudantes de diversas escolas. Não gastei mais que dois meses em minha escola.

Existem duas importantes pesquisas a se considerar antes do meu método de estudo. A primeira é o Curva declínio memória humana  e a segunda trata sobre o alcance da concentração humana.

  1. Curva de Declínio da Memória Humana

A primeira pesquisa diz-nos que quando você lê algo, sua memória sobre o que você leu ou escutou é quase viva e o seu conhecimento sobre o assunto é quase 100% e naturalmente vai declinando ao longo do tempo. Quando você relembra o mesmo conteúdo após um dia, as conexões de memória são fortalecidas. Agora o esquecimento começa a ser bem inferior ao primeiro contato com o assunto. Consequentemente, o esquecimento tende a cair a cada novo contato com o assunto. Isso é apresentado na figura abaixo.

Nâo tente apenas memorizar e ficar preocupado sobre o “por que eu esqueço isso?”. Tente planejar os próximos contatos com o conteúdo sem qualquer tensão. Leia-o, e deixe-o. Leia-o novamente pela manhã, e no próximo dia e na próxima semana. Resolva questões sobre o assunto após o 15º dia, e faça isso novamente após um mês. O seu conhecimento e controle da memória sobre este assunto não cairá tão facilmente agora.
  1. Alcance da Atenção Humana

Como mostra a imagem acima, o alcance atenção humana é de apenas 30% após 45 minutos. A maioria das escolas usam esse tempo em qualquer aula. Em universidades esse tempo é aumentado para 1h normalmente. Aumente isso devagar, melhor ainda é mudar de atividade por alguns minutos após 1h e recomeçar com atenção a 90% após o intervalo.

Outro importante aspecto da memória é ler um assunto de várias fontes. Isso traz dois benefícios, menos tédio e muitos pontos de vista sobre o mesmo assunto. Além disso, melhora o tempo de acesso à informação em diferentes áreas do cérebro quando precisarem ser acessadas. Quanto mais conexões sua mente fizer com as informações que precisa aprender mais provavelmente isso estará acessível em sua mente.

  • Outro ponto a considerar são as horas produtivas. Isso difere de pessoa para pessoa, mas a maioria, por exemplo, gosta de estudar de manhã cedo.
  • Lembre-se também de manter uma temperatura da sala, normalmente bem aquecida. Isso ajuda a manter o foco.

Após muito estudar sobre “como estudar” eu criei um plano que me ajuda a ganhar tempo e alcançar resultados. Hoje é um plano refinado que reune experiência de muitos pesquisadores e as minhas experiências (próximo artigo).

Enquanto isso, pratique, toque novamente a sua memória com questões de concursos grátis.

Deixe uma resposta

Or